top of page

O que é e qual a função do líquido de arrefecimento?

  • Foto do escritor: postosmenorpreco
    postosmenorpreco
  • 8 de set. de 2020
  • 3 min de leitura
ree

É um fluido cuja função é manter o motor do carro funcionando em temperatura ideal.


O líquido de arrefecimento serve para resfriar o motor refrigerado à água, impedindo o seu superaquecimento. Tanto a água quanto um líquido específico para refrigeração funcionam para fazer a troca de calor no sistema, e, portanto, podem ser chamados de líquido de arrefecimento.


Um líquido de arrefecimento mais frio é melhor para o motor, pois este irá trabalhar em uma faixa menor de temperatura. Ao mesmo tempo, a válvula termostática vai controlar essa temperatura para evitar sua queda brusca.


Conheça aqui os tipos de líquido de arrefecimento:


  1. Água com aditivo: ao fazer a diluição do aditivo na água desmineralizada, o ponto de solidificação (congelamento) natural da água passe a ser menor que 0ºC e o ponto de ebulição passe a ser superior a 100ºC; o aditivo reduz ainda a oxidação dos metais que estão em contato com a água, evitando entupimento dos dutos de refrigeração. Atenção, a água utilizada deve ser a desmineralizada. A água de torneira pode gerar sérios problemas no veículo.

  2. Líquido de arrefecimento específico: embora de valor superior ao aditivo comum, algumas empresas desenvolvem líquidos específicos, com componentes químicos mais fortes, e com necessidade de trocas menos frequentes. Esses líquidos específicos já vêm pronto para o uso e não podem ser misturados à água.

Os carros com injeção eletrônica não podem circular sem aditivos no radiador, pois os riscos de superaquecimento são bastante elevados, visto que os motores costumam trabalhar sempre acima dos 100ºC. O uso de água de torneira não é indicado. Grande parte do motor possui partes metálicas, além de partes de borracha e plástico. A água de torneira, devido à presença de cloro e flúor, promove ao longo do tempo a oxidação dos metais, corrosão do alumínio e o ressecamento das borrachas e plásticos presentes no sistema.


Com quanto tempo devo fazer a substituição do líquido de arrefecimento?

ree

A frequência da troca do líquido de arrefecimento está presente no seu manual do proprietário e também varia de acordo com o líquido que vai ser utilizado. Algumas marcas de veículos indicam a primeira troca aos 30 mil quilômetros (ou um ano), enquanto outras solicitam que a troca seja realizada aos 120 mil quilômetros (ou cinco anos). Todo o fluido do sistema deve ser retirado para fazer a troca pelo novo líquido, e uma limpeza deve ser realizada no sistema antes do abastecimento. Embora o procedimento pareça simples, ele requer cuidados, e por isso recomendamos que seja sempre feito por um profissional qualificado. Um erro comum é colocar o líquido de arrefecimento no tanque do líquido de lavagem, ou remover a tampa de enchimento com o motor quente, o que pode ocasionar queimaduras. É recomendado o recolhimento do líquido retirado, para que este seja descartado corretamente em uma oficina ou posto de gasolina.


Devo completar o líquido de arrefecimento no radiador?

ree

Não. O sistema de arrefecimento é fechado, portanto o líquido não evapora, e por isso não há necessidade de completá-lo, exceto em situações de emergência ocasionadas por um vazamento, por exemplo. Se o líquido estiver abaixo do nível mínimo no tanque de expansão, é sinal que tem alguma coisa errada, portanto vale a pena investigar. Nesse caso, se não for possível completá-lo com o aditivo diluído, é preferível se utilizar água até que o sistema possa ser esgotado, do que deixá-lo sem líquido algum. Em seguida, deve ser resolvido o vazamento, feita a limpeza e a retirada do ar, para então usar o novo aditivo nas proporções de diluição corretas (ver diluição correta no rótulo do produto). Você pode adquirir aditivos já diluídos, prontos para uso, ou então produtos concentrados em que é preciso diluir o conteúdo da embalagem com água. Atenção à diluição, pois um fluido superconcentrado pode provocar entupimentos e danos à válvula termostática.


Se o seu veículo possuir ponteiro no marcador de temperatura, fique atento à luz. Também vale a pena verificar a coloração do líquido de arrefecimento. Se estiver turvo ou escuro, será necessário trocá-lo.


Efetuar a troca do líquido de arrefecimento no prazo adequado e nas condições ótimas de diluição, propicia aumento da durabilidade do motor, economia de combustível, melhora no desempenho e, menor emissão de poluentes.

Curtiu nosso conteúdo?

A Menor Preço assumiu o compromisso de trazer informação de qualidade pra você ficar ligado nas dicas de manutenção e economia.


Fontes:

 
 
 
bottom of page